Breve definição de Psicomotricidade e sua relação com os processos de aprendizagem

DEFINIÇÃO: A Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o reeducador ou terapeuta estuda e compensa condutas motoras inadequadas e inadaptadas em diversas situações geralmente ligadas e problemas de comportamento, desenvolvimento e maturação psicomotora.

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
De acordo com Vítor da Fonseca, diversos autores nas áreas da neurologia, da psicologia e da educação reforçaram a importância das relações entre o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem. E, segundo o mesmo, Harlow e Bromer demonstraram que o córtex motor exerce uma função determinante em todas as funções de aprendizagem, quer não simbólicas, quer simbólicas.

Os trabalhos de Gesell e Amatruda 1941, e seus seguidores 1984, não deixam dúvidas sobre o papel das experiências sensório-motoras e perceptivo-motoras no desenvolvimento das competências de aprendizagem. As relações entre psicomotricidade e aprendizagem estão efectivamente inter-relacionadas em termos de desenvolvimento psiconeurológico.

A qualidade do perfil psicomotor da criança, porque reflecte o grau de organização neurológica das três principais unidades, segundo Lúria, está infalivelmente associada ao seu potencial de aprendizagem.

AS TRÊS UNIDADES DE LÚRIA (ORGANIZAÇÃO NEUROLÓGICA) E OS FACTORES PSICOMOTORES
1ª Unidade (Factores Psicomotores - Tonicidade e Equilíbrio)
Esta unidade funcional do cérebro tem como principal função a regulação tónica de alerta e dos estados mentais: Atenção, sono, emoção, selecção de informação, integração intersensorial, etc.
Assim sendo, uma criança com uma disfunção nesta unidade poderá apresentar dificuldades ao nível da atenção selectiva, dificuldades de concentração, desregulação do sono, hiperactividade, distúrbios emocionais, ansiedade, etc.
Para melhorarmos as funções da 1ª unidade de Lúria iremos trabalhar ao nível da Tonicidade e do Equilíbrio!

2ª Unidade (Factores Psicomotores - Lateralização, Noção de Corpo e Estruturação Espácio-Temporal)
Esta unidade funcional do cérebro tem como principais funções a recepção, análise e armazenamento da informação extra e intracorporal.
Crianças com uma disfunção nesta unidade terão condicionadas as aprendizagens simbólicas e a especialização hemisférica, terão dificuldades na representação e exploração do próprio corpo, dificuldades no reconhecimento de formas, figura-fundo, memória visual sequencial, memória auditiva sequencial, etc.
Para melhorarmos as funções da 2ª unidade de Lúria iremos trabalhar ao nível da Lateralização, Noção de Corpo e Estruturação Espacio-Temporal.

3ª Unidade (Factores Psicomotores - Praxia Global e Praxia Fina)
Esta unidade funcional do cérebro é complementar à segunda pois também participa no processo cognitivo. Tem como principais funções a programação, regulação e verificação. O ser humano cria intenções, forma planos e programas para as suas acções, inspecciona a sua realização e regula o seu comportamento de modo a que ele seja adequado a esses planos e programas. Finalmente, o ser humano verifica a sua actividade consciente, comparando as intenções originais e corrigindo quaisquer erros que tenha cometido.
Uma disfunção nesta unidade pode dar origem a tremores, movimentos impulsivos, escrita trémula, falta de avaliação dos efeitos, falta de iniciativa, etc.
Para optimizarmos as funções desta unidade iremos trabalhar a Praxia Global e Fina!

Importa saber que as três unidades de Lúria funcionam em conjunto e reciprocamente, respeitando uma organização hierárquica. Logo, se por exemplo a 1ª unidade estiver afectada as restantes também não poderão funcionar na perfeição.

OBJECTIVOS E CONTEXTOS
A Psicomotricidade destina-se a agir por intermédio do corpo sobre as funções mentais, comportamentais ou psicológicas perturbadas, da criança, adolescente ou adulto, tendo sempre em conta a dimensão relacional, e tenta também através de uma acção global utilizar todas as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação, para conseguir a reestruturação do conjunto da personalidade.

Existem dois contextos de intervenção psicomotora: o pedagógico e o terapêutico.
No pedagógico o objectivo é desenvolver ao máximo os factores psicomotores das crianças para que estas cheguem à idade escolar com um bom desenvolvimento psicomotor, estando assim preparadas para aprender os processos de leitura, escrita e cálculo.

No contexto terapêutico, realizam-se actividades de reabilitação psicomotora, a fim de superar défices, patologias e inadaptações, que se produzem por transtornos do processo evolutivo, provocados por causas orgânicas, afectivas, cognitivas ou ambientais.

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