Concerto da Páscoa

No intuito de mostrar aos pais e encarregados de educação as atividades levadas a cabo nas aulas de Desporto e Dança e também nas aulas de Música, realizou-se no dia 22 de Março, o Concerto da Páscoa. Eis um pouco do que aconteceu:

Parte I - Ritmos Cubanos




Parte II - Tributo a Michael Jackson


Parte III - Valsa


Observação: a qualidade gráfica dos vídeos foi alterada, no intuito de salvaguardar a privacidade das crianças.


Parte IV - Música


À Descoberta dos Segredos da Água

Hoje é consensual entre os investigadores e educadores a necessidade de promover uma educação científico-tecnológica, desde os primeiros anos de escolaridade.

É fundamental responder e alimentar a curiosidade das crianças, fomentando um sentimento de entusiasmo pela Ciência e pela atividade dos cientistas, promover  capacidades do  pensamento criativo, crítico e metacognitivo, bem como a construção de conhecimento cientifico.

Daí a importância que semanalmente o 1º ciclo do Colégio do Rio dá ao Ensino Experimental das Ciências, tendo encerrado as suas atividades letivas do 2º período, com uma aula aberta das experiências, intitulada “À Descoberta dos Segredos da Água”.

Na aula de duas horas participaram os Pais e Familiares conforme mostram as fotos.


Nos Bastidores do Concerto da Páscoa...

A tarde de sexta-feira foi um autêntico frenesim no Colégio do Rio. Aproximava-se o início do concerto da Páscoa e ultimavam-se os preparativos. Eis alguns momentos do que aconteceu nos bastidores:


Feira das Ervas Aromáticas e Folar

Durante o 2º período os alunos do 1º ciclo do Colégio do Rio viveram a experiência de conhecer as sementes e as plantas das ervas aromáticas. Cada aluno semeou ou plantou uma erva aromática, tendo sido responsável pelo seu desenvolvimento: exposição ao sol, tratamento da terra e rega.

As plantas cresceram e juntaram-se aos folares que as crianças aprenderam a confeccionar e assim fez-se a Feira para os Papás.  Era um cheirinho a erva doce, hortelã, coentros, salsa….Hum!...Hum!


Jardim de Infância 4 Anos - "Easter Activities"

Como atividade de Páscoa, foi apresentado um vídeo com a música "Have you seen the Easter Bunny?" para exploração do vocabulário associado ao tema. Após a visualização do vídeo, foi pedido aos alunos dos 4 anos que pintassem o coelhinho da Páscoa, aliás o "Easter Bunny"! Mas não foi apenas pintar. Os alunos tiverem que seguir as indicações dadas em Inglês pela "teacher". Uma vez que já estudámos os números e as cores, nada melhor do que associar tudo e testar os conhecimentos dos pequenotes com frases do género: "Number one is brown" ou "Look at your picture, look for number one and colour it brown".

Entre as indicações dadas pela professora, os alunos aproveitaram para cantarolar a música. Eis o resultado do trabalho: