Primeiro Ciclo, 3º Ano - "My Family"

O tema da família ocupou os alunos do 3º ano nas últimas aulas. Para conclusão do tema e aplicação do vocabulário lecionado, foi solicitado aos alunos que elaborassem um desenho sobre a sua família e escrevessem frases relativas aos elementos da família. Deste modo, foram aplicadas as estruturas gramaticais referentes aos pronomes pessoais "I / he / she", aos pronomes possessivos "My / his / her", ao verbo to be "I am / He is / She is" e ainda recordámos os números cardinais.

Os projetos elaborados foram montados no vídeo que se segue e a música que podemos ouvir intitula-se "My Family" do CD que acompanha o manual Friends da editora Santillana e é cantada pelos alunos da turma.

Desporto e Dança

A disciplina “Desporto e Dança” divide-se em duas fases:
* 1ª - no 1º e 2º ano em que as aulas são direccionadas para os pré-requisitos básicos e fundamentais das modalidades desportivas como por exemplo o equilíbrio estático e dinâmico, a coordenação óculo-manual e óculo-pedal, jogos infantis e jogos de perseguição, onde aprendem a respeitar as regras do jogo e também a conhecer o objectivo do mesmo, orientação espacial, etc.
* 2ª – no 3º e 4º ano as aulas já são direccionadas para as modalidades desportivas, tais como o futebol, basquetebol, andebol, voleibol, ginástica e o atletismo (corridas, saltos e lançamentos).

As capacidades condicionais (força, velocidade, resistência e flexibilidade) são trabalhadas em todos os anos, bem como a dança. A dança tem como objectivos: desenvolver o ritmo; combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios, adequados às acções rítmicas respectivas; aprender a dançar estilos variados e utilizar a dança como forma de expressão de diversos sentimentos.

Breve definição de Psicomotricidade e sua relação com os processos de aprendizagem

DEFINIÇÃO: A Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o reeducador ou terapeuta estuda e compensa condutas motoras inadequadas e inadaptadas em diversas situações geralmente ligadas e problemas de comportamento, desenvolvimento e maturação psicomotora.

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
De acordo com Vítor da Fonseca, diversos autores nas áreas da neurologia, da psicologia e da educação reforçaram a importância das relações entre o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem. E, segundo o mesmo, Harlow e Bromer demonstraram que o córtex motor exerce uma função determinante em todas as funções de aprendizagem, quer não simbólicas, quer simbólicas.

Os trabalhos de Gesell e Amatruda 1941, e seus seguidores 1984, não deixam dúvidas sobre o papel das experiências sensório-motoras e perceptivo-motoras no desenvolvimento das competências de aprendizagem. As relações entre psicomotricidade e aprendizagem estão efectivamente inter-relacionadas em termos de desenvolvimento psiconeurológico.

A qualidade do perfil psicomotor da criança, porque reflecte o grau de organização neurológica das três principais unidades, segundo Lúria, está infalivelmente associada ao seu potencial de aprendizagem.

AS TRÊS UNIDADES DE LÚRIA (ORGANIZAÇÃO NEUROLÓGICA) E OS FACTORES PSICOMOTORES
1ª Unidade (Factores Psicomotores - Tonicidade e Equilíbrio)
Esta unidade funcional do cérebro tem como principal função a regulação tónica de alerta e dos estados mentais: Atenção, sono, emoção, selecção de informação, integração intersensorial, etc.
Assim sendo, uma criança com uma disfunção nesta unidade poderá apresentar dificuldades ao nível da atenção selectiva, dificuldades de concentração, desregulação do sono, hiperactividade, distúrbios emocionais, ansiedade, etc.
Para melhorarmos as funções da 1ª unidade de Lúria iremos trabalhar ao nível da Tonicidade e do Equilíbrio!

2ª Unidade (Factores Psicomotores - Lateralização, Noção de Corpo e Estruturação Espácio-Temporal)
Esta unidade funcional do cérebro tem como principais funções a recepção, análise e armazenamento da informação extra e intracorporal.
Crianças com uma disfunção nesta unidade terão condicionadas as aprendizagens simbólicas e a especialização hemisférica, terão dificuldades na representação e exploração do próprio corpo, dificuldades no reconhecimento de formas, figura-fundo, memória visual sequencial, memória auditiva sequencial, etc.
Para melhorarmos as funções da 2ª unidade de Lúria iremos trabalhar ao nível da Lateralização, Noção de Corpo e Estruturação Espacio-Temporal.

3ª Unidade (Factores Psicomotores - Praxia Global e Praxia Fina)
Esta unidade funcional do cérebro é complementar à segunda pois também participa no processo cognitivo. Tem como principais funções a programação, regulação e verificação. O ser humano cria intenções, forma planos e programas para as suas acções, inspecciona a sua realização e regula o seu comportamento de modo a que ele seja adequado a esses planos e programas. Finalmente, o ser humano verifica a sua actividade consciente, comparando as intenções originais e corrigindo quaisquer erros que tenha cometido.
Uma disfunção nesta unidade pode dar origem a tremores, movimentos impulsivos, escrita trémula, falta de avaliação dos efeitos, falta de iniciativa, etc.
Para optimizarmos as funções desta unidade iremos trabalhar a Praxia Global e Fina!

Importa saber que as três unidades de Lúria funcionam em conjunto e reciprocamente, respeitando uma organização hierárquica. Logo, se por exemplo a 1ª unidade estiver afectada as restantes também não poderão funcionar na perfeição.

OBJECTIVOS E CONTEXTOS
A Psicomotricidade destina-se a agir por intermédio do corpo sobre as funções mentais, comportamentais ou psicológicas perturbadas, da criança, adolescente ou adulto, tendo sempre em conta a dimensão relacional, e tenta também através de uma acção global utilizar todas as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação, para conseguir a reestruturação do conjunto da personalidade.

Existem dois contextos de intervenção psicomotora: o pedagógico e o terapêutico.
No pedagógico o objectivo é desenvolver ao máximo os factores psicomotores das crianças para que estas cheguem à idade escolar com um bom desenvolvimento psicomotor, estando assim preparadas para aprender os processos de leitura, escrita e cálculo.

No contexto terapêutico, realizam-se actividades de reabilitação psicomotora, a fim de superar défices, patologias e inadaptações, que se produzem por transtornos do processo evolutivo, provocados por causas orgânicas, afectivas, cognitivas ou ambientais.

"Os Amigos da Carlota" - o Blog do 3º Ano

A nossa turma tem também um blog que se chama "Os Amigos da Carlota".
Visitem-nos em: http://amigosdacarlota3.blogspot.pt/



Concurso Artista Digital - Modalidades Olímpicas

Os Jogos Olímpicos já chegaram ao Colégio do Rio!
Nas próximas semanas, no âmbito do Projeto "Artista Digital - Modalidades Olímpicas" levado a cabo pelo CCEMS, os alunos da Sala 4 do Jardim de Infância e todos do Primeiro Ciclo do Colégio do Rio vão estar muito atarefados a produzir desenhos que retratem a(s) sua(s) modalidade(s) olímpica(s) preferida(s).
Após uma breve apresentação sobre os Jogos Olímpicos e as várias modalidades, os alunos mostraram-se muito entusiasmados com o projecto e lançaram logo mãos à obra.

Vários - Inglês

Hello!
Aqui serão divulgadas algumas atividades realizadas pelos alunos do Colégio do Rio, no âmbito da disciplina de Inglês. Espero que gostem!


Creche - Sala 1 (24-36 Meses)

O grupo de crianças da sala 1 (24-36 meses) é um grupo constituído por 10 crianças, sendo quatro crianças do sexo masculino e seis crianças do sexo feminino.

É um grupo de crianças bastante alegre, comunicativo e curioso. Estas crianças adoram explorar o espaço da sala e brincar com os brinquedos Interessam-se, essencialmente, por atividades que envolvam movimento, ritmo e jogo.

Creche - Sala 2 (24-36 Meses)

Creche - Sala 3 (24-36 Meses)

A sala 3 tem crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses, sendo que todas as crianças completam os 36 meses até Setembro de 2012.
Este grupo é ativo, alegre, interessado, perspicaz e desperto para o que o rodeia. As crianças gostam de experimentar e conhecer tudo quanto é novidade. Interessam-se, essencialmente, por atividades que envolvem movimento, ritmo e jogo.

Jardim-de-Infância - Sala 1 (3 Anos)

Olá!
Esta é a sala dos 3 anos. Somos 15 crianças de uma alegria contagiante. O nosso grupo é constituído por 8 lindas meninas e 7 esbeltos meninos. Grande parte de nós já se conhece e partilha aventuras desde o berçário, quando o Colégio abriu portas em Julho de 2009. Desde então, temos também recebido alguns coleguinhas novos.

A nossa educadora é a Mena e a auxiliar é a Ana. Com elas partilhamos a nossa alegria, magia, choros, brincadeiras e vontade de crescer a aprender.
Cada dia é uma descoberta e estamos sempre prontos a aprender!

Jardim-de-Infância - Sala 2 (3 - 4 Anos)

A sala 3-4 anos é constituída por dezoito crianças, nove do sexo masculino, nove do sexo feminino, uma educadora (Isabel Pereira) e uma auxiliar (Marta Vicente). Estas, são provenientes de um nível social médio, todas de origem Portuguesa.

Este grupo transitou todo da sala de creche (24-36 meses) com exceção de três meninas que se integraram no início do mês de setembro. É um grupo heterogéneo com um desenvolvimento que se encontra de acordo com os parâmetros estabelecidos para a faixa etária em questão. É um grupo inteligente, bem-disposto, alegre, bastante participativo e ativo. 

Jardim-de-Infância - Sala 3 (4 Anos)

Esta foto pertence a um grupo vivaço de 23 crianças com 4 anos. Estes meninos estão muito crescidos e já fazem muitas coisas.
Estas crianças sentem-se cada vez mais crescidas e gostam cada vez mais de ter responsabilidades. 

Adoram brincar e disfarçar-se. Conversam incessantemente, mesmo que ninguém os ouça. A linguagem é um verdadeiro meio de comunicação, cada vez mais rigoroso, claro e detalhado. Contam histórias misturando ficção e realidade.
É um grupo com imenso sentido de humor e gostam imenso do que é divertido. Estes meninos começam a interessar-se cada vez mais pela leitura e pela escrita, como algo para conhecer e investigar e até são capazes de reconhecer e "imitar" os seus nomes escritos.
Estão, também, a descobrir os números e a sua utilidade, bem como as vogais. Manejam o lápis, o pincel e a tesoura com facilidade. Enfim, é um grupo empenhado, ativo e que gosta imenso de brincar e descobrir coisas novas.

Jardim-de-Infância - Sala 4 (5 Anos)

O grupo da sala dos 5 anos é composto por 19 crianças, 7 meninas e 12 meninos. Este grupo está, na maioria, junto desde a sala dos 3 anos.
Todas as crianças completam os 5 anos durante o ano letivo.

O grupo dos 5 anos é, na generalidade, um grupo motivado, bastante ativo, bem disposto e interessado em aprender.

Primeiro Ciclo - 1º Ano

Esta é a nossa turma. Somos 25 alunos, 11 meninas e 14 meninos e todos temos muita vontade de aprender.

As nossas nacionalidades são variadas e temos um menino inglês e um espanhol. Aprendemos muito uns com os outros.

O nosso professor chama-se André e é muito bem disposto.

Gostamos muito de estar no 1ºano.


Da esquerda para a direita: Mariana P, Bárbara, Carolina R., Diogo L., Gil, Gustavo, Mariana A., Alex, Juliana, Miguel, Beatriz B., João, Pedro S., Rita, Teresa, Diogo A., Beatriz C., Vicente, Érica, Pablo, Pedro P., Diogo S., Rodrigo.

Primeiro Ciclo - 2º Ano A

Olá! Nós somos os alunos da turma do 2º ano – A do Colégio do Rio em Portimão. Somos 20 alunos, dos quais 11 são meninas e 9 são meninos. Todos temos entre os 6 e os 7 anos de idade e gostamos de andar neste colégio porque podemos aprender coisas novas, às vezes até a brincar!

A nossa turma tem um elemento novo…é o nosso BONITO, um hamster muito fofinho e brincalhão.
Por tudo isto e muito mais…
Na escola gostamos de andar
Aqui aprendemos coisas novas
Mas também temos de estudar.


Em cima, da esquerda para a direita: Rafael Casado, Matilde, Madalena, Inês Jesus, Leonardo, Nara, Afonso, Rafael M., Mariana, Tiago, Marta Nunes, Morgana, Ana Carolina, Tiago, Inês Guerreiro, Marta Rodrigues e Carolina.
Em baixo, da esquerda para a direita: Rafael Alemão, Daniel, Professora Ana Teresa e Adam.

Primeiro Ciclo - 2º Ano B

A turma do 2º ano B, do Colégio do Rio, é constituída por onze alunos que frequentam o Colégio desde o 1º ano de escolaridade. A turma é constituída por seis meninas e cinco rapazes. As idades destes alunos estão compreendidas entre os 6 e os 7 anos de idade.



Da esquerda para a direita: Guilherme Candeias, Tiago Pereira, Iuri Mendes, Gonçalo Gonçalves, Joana Marreiros, Francisca Correia, Maria Leonor, Maria de Sá, Matilde Bentes, Inês Santos, Pedro Pires e Professor Filipe Moreira.

Primeiro Ciclo - 3º Ano

Nós somos os alunos do 3º ano do Colégio do Rio, fomos os primeiros a frequentar o 1º ano do colégio e adoramos estudar cá.
Adoramos a nossa professora, o nosso recreio, os nossos colegas dos outros anos e gostamos muito das atividades que fazemos no nosso colégio.


Em cima, da esquerda para a direita: Margarida, Rita Garcia, Martim, Francisco Balau, Tomás Pinho, Leonor, Rita Borges, Francisca, Beatriz, Cátia e Professora Marisa.
Em baixo, da esquerda para a direita: Francisco Guerreiro, Enzo, Rodrigo, Félix, Ivan, Guilherme, Pedro e Tomás Pimenta.

Primeiro Ciclo - 4º Ano

A turma do 4º ano, do Colégio do Rio, é constituída por nove alunos, que frequentam o Colégio desde o 2º ano de escolaridade. A turma é constituída por três meninas e seis rapazes. As idades destes alunos estão compreendidas entre os 8 e os 9 anos de idade.


Em cima, da esquerda para a direita: Professora Sandra Mamede, Diogo Afonso, Afonso Dias, Bernardo Pereira, Inês Marques, Leonor Sena.
Em baixo, da esquerda para a direita: Diogo Lourenço, Tomás Silva, Isabella Fernandes e Iúri Coelho.

Vários - Colégio do Rio

Aqui serão divulgadas atividades e notícias relativas ao Colégio do Rio!

Berçário

Colégio do Rio
Urbanização Vale de Lagar Residence, Lote E19, Vale de Lagar - Pedra Mourinha
Telefone: 282 480 390